Logo Astronomia no verde.png

O Projeto Astronomia no Verde ensina e difunde a Astronomia fora dos centros urbanos, oferecendo uma experiência imersiva e única.

Breve descrição da Astronomia

 

Há milênios a Astronomia está inserida em nossas vidas. Com o conhecimento acumulado através dos séculos, nossa espécie foi capaz de prever o momento certo para plantar seu alimento, construir monumentos que determinavam o início das estações do ano, elaborar calendários baseados no movimento dos astros. Por gerações, incontáveis pessoas se puseram a observar as estrelas no céu e pensar o que eram e onde estavam aqueles pontos brilhantes.

 

Com a engenhosidade humana e o consequente avanço tecnológico, como a invenção e evolução dos telescópios, fomos capazes de observar objetos celestes que até então eram invisíveis, inexistentes para nós. Podemos, agora, observar o universo se expandindo, testemunhar estrelas explodindo em galáxias distantes, além de planetas orbitando outras estrelas que não o Sol.

 

A Astronomia é uma ciência multidisciplinar, se utiliza da física, matemática e química para estruturar suas teorias e sua tecnologia, mas também faz uso da biologia na busca de vida fora Terra, por exemplo.

Na área acadêmica a pesquisa em Astronomia se ocupa em responder, entre inúmeras outras questões, o que são a  matéria e a energia escura, se há outras formas de vida no Sistema Solar ou fora dele, ou ainda se haverá e qual será o fim do universo. Fora das universidades, profissionais propagam o conhecimento científico em planetários, clubes de astronomia e cursos livres, difundindo a astronomia, sua história e descobertas ao grande público, com linguagem acessível, porém pautada em ciência.

 

Estamos numa época muito próspera na Astronomia, o lançamento de novos telescópios espaciais e a construção de outros em solo nos permite enxergar e estudar objetos cada vez mais distantes, o constante avanço tecnológico propiciou a confirmação da existência das ondas gravitacionais oriundas de colisões de buracos negros ocorridas há bilhões de anos luz de distância da Terra, ondas essas previstas por Einstein há mais de um século.

 

Vivemos num dos melhores períodos para estudar Astronomia, a ciência pela qual trilhamos o caminho para entender o universo do qual fazemos parte.

 

Eder Ricardo Canalle

traço.png